Curso de Pedagogia
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Fundamentos
e Metodologia de Matemática
Professora: Cláudia S.
A construção do Número
Operatório
Lucieni
Y. RA 1034999548
Simone G. RA 1034962570
02 de outubro de 2012.
Etapa 1
Números
uma grande invenção
A
matemática surgiu a partir das necessidades básicas do homem primitivo, seja na
alimentação, contagem dos dias, horas (através da posição do sol), divisão de
terras, formas e tamanhos, construção de casas, representação de símbolos e
etc.
A palavra matemática vem do grego,
mátema significa: ciência/conhecimentos, matemátikos – fundação do aprendizado.
Com o passar do tempo a matemática
tornou-se complexa, desde contagens simples até os cálculos mais absurdos, que
encontramos principalmente em administração, logística, engenharia, que um
resultado pode ser calculado em duas folhas.
A teoria da matemática não pode
estar separada de sua prática, ambos caminham juntos, o professor deve ter um
olhar atento a está questão, trabalhando a didática de forma clara e objetiva,
despertando o interesse do aluno, com atividades inovadoras, jogos, palitos de
sorvete, tampinhas, arrumar e dividir as carteiras da sala de aula, tornando
prazerosa a aprendizagem do educando.
Na matemática em relação às 4
operações elementares, existem dois números que se comportam de maneira
especial, o número 0 e 1.
Multiplicação:
o zero é arrasador, pois anula qualquer produto.
5 x 0 = 0+0+0+0+0 = 0
Adição e subtração: o zero
é neutro.
Divisão: zero
dividido por zero é zero, ou seja, é encontrar um número multiplicado por zero
que dê zero. O zero nunca pode ser divisor.
5
dividido por 0 = 0
Com
relação à multiplicação quem
desempenha o papel de neutralidade é o 1, uma vez que a x 1 = 1 x a = a
(qualquer que seja o número na letra a). Então este caráter de neutralidade ou
não do zero e do um
não é absoluto.
Na
antiguidade houve vários sistemas de numeração, existem registros de 30.000
anos atrás feitos por historiadores, que comprovam através de estudos
realizados que os algarismos foram mudando conforme o tempo.
A
adição está coligada às idéias de juntar, reunir, acrescentar, a adição é uma
operação bastante natural, identificando assim com facilidade situações que
envolvem a adição (soma). Para fazer uma adição é necessário fazer a soma das
parcelas então encontrarmos o resultado que dá-se o nome de soma do total.
Exemplo:
45 parcela
+ 40 parcela
85 soma do total
Já
com a subtração as crianças encontram algumas dificuldades, devido ao fato de
associarmos a subtração apenas ao fato de retirar, porém existem duas outras
situações relacionadas à subtração, que são o ato de comparar e completar. Em
uma subtração o número maior chama-se minuendo, o menor subtraendo e o
resultado resto ou diferença. Exemplo de
subtração:
79 minuendo
- 34
subtraendo
45 resto ou diferença
A
multiplicação é a adição de parcelas iguais, ‘é uma forma simples de se
adicionar uma quantidade finita de números iguais. Em uma multiplicação temos o
multiplicador que é o número que multiplica alguns números, o multiplicando que
é aquele que é multiplicado e o produto que é o resultado da multiplicação.
Exemplo:
12 multiplicador
×4 multiplicando
48 produto
No dia-a-dia geralmente, dividimos, repartimos e distribuímos coisas. Essas experiências constituem o ponto de partida para o trabalho com divisão, precisamos compreender que na vida dividir não significa, necessariamente somente dividir em partes iguais como por exemplo, um grupo de 15 pessoas não pode ser dividido em partes iguais, sempre restará um integrante, a partir daí dizemos que é uma divisão Euclidiana quando temos resto, enquanto um pedaço de fita de 15 centímetros pode ser dividido em partes iguais.
Outro aspecto relevante para a aprendizagem da divisão envolve duas idéias relacionadas: a idéia de repartir e a idéia de medir, que se relacionam a diferentes contextos de problemas.
Bibliografia:
http://www.educar.sc.usp.br/matematica
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