PAULO FREIRE

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". (Paulo Freire).

domingo, 25 de novembro de 2012

MATEMÁTICA



Curso de Pedagogia
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Professora: Cláudia S.

A construção do Número Operatório

  
Lucieni Y.                   RA 1034999548
Simone G.                  RA 1034962570
                                                                                                               02 de outubro de 2012.
          Etapa 1
Números uma grande invenção

A matemática surgiu a partir das necessidades básicas do homem primitivo, seja na alimentação, contagem dos dias, horas (através da posição do sol), divisão de terras, formas e tamanhos, construção de casas, representação de símbolos e etc.
            A palavra matemática vem do grego, mátema significa: ciência/conhecimentos, matemátikos – fundação do aprendizado.
            Com o passar do tempo a matemática tornou-se complexa, desde contagens simples até os cálculos mais absurdos, que encontramos principalmente em administração, logística, engenharia, que um resultado pode ser calculado em duas folhas.
            A teoria da matemática não pode estar separada de sua prática, ambos caminham juntos, o professor deve ter um olhar atento a está questão, trabalhando a didática de forma clara e objetiva, despertando o interesse do aluno, com atividades inovadoras, jogos, palitos de sorvete, tampinhas, arrumar e dividir as carteiras da sala de aula, tornando prazerosa a aprendizagem do educando.
            Na matemática em relação às 4 operações elementares, existem dois números que se comportam de maneira especial, o número 0 e 1.
            Multiplicação: o zero é arrasador, pois anula qualquer produto.
            5 x 0 = 0+0+0+0+0 = 0
Adição e subtração: o zero é neutro.
Divisão: zero dividido por zero é zero, ou seja, é encontrar um número multiplicado por zero que dê zero. O zero nunca pode ser divisor.
5 dividido por 0 = 0
Com relação à multiplicação quem desempenha o papel de neutralidade é o 1, uma vez que a x 1 = 1 x a = a (qualquer que seja o número na letra a). Então este caráter de neutralidade ou não do zero e do um não é absoluto.
Na antiguidade houve vários sistemas de numeração, existem registros de 30.000 anos atrás feitos por historiadores, que comprovam através de estudos realizados que os algarismos foram mudando conforme o tempo.
A adição está coligada às idéias de juntar, reunir, acrescentar, a adição é uma operação bastante natural, identificando assim com facilidade situações que envolvem a adição (soma). Para fazer uma adição é necessário fazer a soma das parcelas então encontrarmos o resultado que dá-se o nome de soma do total. Exemplo:



                
45       parcela
+ 40       parcela
   85       soma do total

Já com a subtração as crianças encontram algumas dificuldades, devido ao fato de associarmos a subtração apenas ao fato de retirar, porém existem duas outras situações relacionadas à subtração, que são o ato de comparar e completar. Em uma subtração o número maior chama-se minuendo, o menor subtraendo e o resultado resto ou diferença.  Exemplo de subtração:


            
   79        minuendo
- 34         subtraendo
  45       resto ou diferença

A multiplicação é a adição de parcelas iguais, ‘é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. Em uma multiplicação temos o multiplicador que é o número que multiplica alguns números, o multiplicando que é aquele que é multiplicado e o produto que é o resultado da multiplicação. Exemplo:


           12      
multiplicador
   ×4        multiplicando
   48        produto

No dia-a-dia geralmente, dividimos, repartimos e distribuímos coisas. Essas experiências constituem o ponto de partida para o trabalho com divisão, precisamos compreender que na vida dividir não significa, necessariamente somente dividir em partes iguais como por exemplo, um grupo de 15 pessoas não pode ser dividido em partes iguais, sempre restará um integrante, a partir daí dizemos que é uma divisão Euclidiana quando temos resto, enquanto um pedaço de fita de 15 centímetros pode ser dividido em partes iguais.



    
                       Outro aspecto relevante para a aprendizagem da divisão envolve duas idéias relacionadas: a idéia de repartir e a idéia de medir, que se relacionam a diferentes contextos de problemas.     







 Bibliografia:

http://www.educar.sc.usp.br/matematica

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