PAULO FREIRE

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". (Paulo Freire).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jogo de Preenchimento de Percurso



DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Tampinhas de garrafas, Pote para guardar as tampinhas.
OBJETIVO: 

   Alunos da Educação Infantil, possam:

- Desenvolver estratégias conforme habilidades de quantidades, seriação, classificação, quantificação, contagem, comparação de pontos.

- Relacionar a concretização com a significação da matemática.

- Recitar números de 01 a 10, com as tampinhas.

- Aprender brincando com a matemática.

CONTEÚDO: Adição e subtração 
          No jogo a criança se comporta num nível de conhecimento acima do que ela de fato está, o interesse em fazer parte do grupo, tentar entender por que seus colegas gostam tanto de participar daquela situação, rir e se divertir com o grupo que sabe, é uma mola propulsora que propicia um comportamento de imitação que aos poucos vai fazendo sentido e possibilitando as aprendizagens… gradativamente os pequenos passam do imitar os comportamentos no jogo à atuação real, compreendendo as regras e utilizando as estratégias aprendidas. Outro argumento a favor dos jogos é que se faz muitas vezes o mesmo procedimento, se é para preencher um tabuleiro por exemplo, a criança vai jogar o dado muitas vezes e contar quantos pontos tirou, se for uma atividade no papel ela só faria uma vez. 



CONTEÚDO CORRELATO:

          Não devemos esperar as crianças saberem para depois colocá-los no desafio, pelo contrário é preciso colocá-los para jogar e na busca pela compreensão do como se joga é que estarão aprendendo. A ideia de que as crianças devem saber fazer todos os procedimentos para poder participar é um equívoco, é durante o jogo, na interação com os colegas, com o professor e imitando os procedimentos dos parceiros mais experientes é que os pequenos vão aprender.

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS: 

           Nível escolar: Ed. Infantil ( crianças de 04 e 05 anos).

          Sabrina organizou seu planejamento semanal contemplando 3 momentos coletivos onde todos os pequenos jogavam ou brincavam, para que ela pudesse observar a todos fez uma escala para ter a oportunidade de interagir (como participante do jogo) com todos ao longo da semana. Depois de 5 semanas pode ver o quanto os pequenos haviam aprendido.

DICAS PEDAGÓGICAS: 

          Neste jogo, podemos ampliar várias áreas de conhecimento, como artes (desenhando e depois contagem de tampinhas para cada desenho), contação de histórias adicionando e tirando as tampinhas, utilização de uma cartela (bingo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário