DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Tampinhas de garrafas, Pote para guardar as tampinhas.
OBJETIVO:
OBJETIVO:
Alunos da Educação Infantil, possam:
- Desenvolver estratégias conforme habilidades de quantidades, seriação, classificação, quantificação, contagem, comparação de pontos.
- Relacionar a concretização com a significação da matemática.
- Recitar números de 01 a 10, com as tampinhas.
- Aprender brincando com a matemática.
CONTEÚDO: Adição e subtração
No jogo a criança se comporta num nível de conhecimento acima do que ela de fato está, o interesse em fazer parte do grupo, tentar entender por que seus colegas gostam tanto de participar daquela situação, rir e se divertir com o grupo que sabe, é uma mola propulsora que propicia um comportamento de imitação que aos poucos vai fazendo sentido e possibilitando as aprendizagens… gradativamente os pequenos passam do imitar os comportamentos no jogo à atuação real, compreendendo as regras e utilizando as estratégias aprendidas. Outro argumento a favor dos jogos é que se faz muitas vezes o mesmo procedimento, se é para preencher um tabuleiro por exemplo, a criança vai jogar o dado muitas vezes e contar quantos pontos tirou, se for uma atividade no papel ela só faria uma vez.
CONTEÚDO CORRELATO:
Não devemos esperar as crianças saberem para depois colocá-los no desafio, pelo contrário é preciso colocá-los para jogar e na busca pela compreensão do como se joga é que estarão aprendendo. A ideia de que as crianças devem saber fazer todos os procedimentos para poder participar é um equívoco, é durante o jogo, na interação com os colegas, com o professor e imitando os procedimentos dos parceiros mais experientes é que os pequenos vão aprender.
DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS:
Nível escolar: Ed. Infantil ( crianças de 04 e 05 anos).
Sabrina organizou seu planejamento semanal contemplando 3 momentos coletivos onde todos os pequenos jogavam ou brincavam, para que ela pudesse observar a todos fez uma escala para ter a oportunidade de interagir (como participante do jogo) com todos ao longo da semana. Depois de 5 semanas pode ver o quanto os pequenos haviam aprendido.
DICAS PEDAGÓGICAS:
Neste jogo, podemos ampliar várias áreas de conhecimento, como artes (desenhando e depois contagem de tampinhas para cada desenho), contação de histórias adicionando e tirando as tampinhas, utilização de uma cartela (bingo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário