PAULO FREIRE

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". (Paulo Freire).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ábaco


DESCRIÇÃO DO MATERIAL:
 Constituído por argolas e suporte de madeira, conhecidos também como: Material Didático, Material Concreto, Material Didático-Pedagógico ou Material Manipulável.
- Na dimensão material, se refere a algo manipulável e palpável, denominando-o de material concreto ou manipulativo.
- Na dimensão mais ampla, definem como 'algo material ou não, desde que tenha seu conteúdo de significações'.

OBJETIVO:

- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem; 
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal. - Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas; 
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal; 
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração; 

CONTEÚDO: Adição e Subtração 

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS:
      Para iniciar o uso do ábaco como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples . Por exemplo: 21 + 6 
      Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades) . Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.


O próximo desafio será somar os valores 15+8.


Como a regra é não deixar mais de 10 argolas em um mesmo pino, e 13 é mais que 10, desta forma, 10 das 13 argolas devem ser retiradas do primeiro pio e trocadas por uma argola que será colocada no segundo pino, representando 10 unidades (1dezena):


      As atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição: 14-13


       A subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de decompor as 

dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades (ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo: 21 – 6


       O trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores. 
       Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.
DICAS PEDAGÓGICAS: Com algumas intervenções do professor, dá para iniciar divisão a partir de 7 anos de idade, situações problemas fáceis. 

Ensino Básico, trabalhar a classificação (cores).

Um comentário:

  1. Ótimo recurso...
    Tb estou postando este vídeo, é ótimo, fácil de montar e criativo!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=YbnGTRJkxK4

    ResponderExcluir