PAULO FREIRE

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". (Paulo Freire).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Círculos de Frações

Círculos de Frações


DESCRIÇÃO DO MATERIAL
- Conjunto de seis discos em EVA de cores diferentes;
- Seis discos em EVA com recortes diferentes.

OBJETIVO:
    
  •  Facilitar a construção de conceitos relativos às frações de forma concreta.  
  • Facilitar a compreensão da equivalência de frações e as operações com frações homogêneas. 
  • Desenvolver noções de frações decimais, equivalência de frações, operações com frações homogêneas e heterogêneas.



CONTEÚDO:
Noções de fração.

CONTEÚDO CORRELATO:
Pode-se trabalhar soma e subtração de fração nos anos escolares iniciais, estabelecendo relações entre os pedaços de tamanhos diferentes.
           
DESCRIÇÃO DAS REGRAS
Para introduzir o conceito de frações, o professor pode partir de um inteiro usando o disco equivalente e depois mostrar que ao dividi-lo cada pedacinho representa uma pequena fração do todo.

DICAS PEDAGÓGICAS
Além de auxiliar na compreensão das noções de fração, é um excelente recurso para aprendizagem de equivalência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário